
Um de seus produtos de mídia atuais chama-se SMS GUERRILLA PROJECTOR. Desenvolvido por eles, o SMS Guerrilla é um dispositivo que permite a projeção de mensagens SMS em espaços públicos, seja nas ruas, em cinemas, shopping centers, casas, fachadas, e mesmo em objetos e pessoas, a partir de um telefone celular e pequenos apetrechos feitos da recombinação de tecnologias já existentes, que permitem-no receber mensagens SMS e projetá-las.
Por ser imprevisível, e depender do usuário e da informação passada pelo mesmo via mensagem, acaba por convidar o espectador a refletir sobre que mensagens que emitir e tornar público. Num misto, a nosso ver, de arte urbana high tech, ferramenta de comunicação de guerrilha e ativismo inusitado, a ferramenta surpreende e causa impacto nos transeuntes.
No Brasil, já vi algo parecido no Nokia Trends de 2006. No lounge do evento, mensagens eram enviadas para uma central que distribuía as informações por “um céu projetado” , onde a constelação era formada por recados íntimos, mensagens de alegria, gritos de agito e outras tantas informações enviadas pelos participantes do evento. Pena que não achamos imagens na web… vale trabalhar a imaginação!
Aqui no Logorama também já postamos o Wall for Peace, uma instalação urbana, de cunho artístico e ativista, que divulgava mensagens de paz enviadas pelos usuários.
O que encanta nessas ações é a idéia de ter o usuário como fornecedor de conteúdos, usando o potencial das tecnologias para tal. Ferramentas de comunicação, tecnológicas ou não, mas que convidam o público a participar de forma criativa, são eficazes, envolventes e quase sempre surpreendentes!