7 de nov. de 2007

Amazônia em Cannes

Mais uma instalação interativa brasileira fora do país. A P&G criou um cenário bastante diferente para a apresentação da minissérie Amazonia, da Globo, na MIP COM (uma feira internacional de conteúdo de entretenimento para diversas plataformas de áudio-visual). O ambiente tinha árvores amazônicas e cheiro de floresta. Tinha também mais uma instalação interativa criada pela M’Baraká e produzida pela YDreams.





A Globo marcou sua presença em Cannes, levando conteúdo tupiniquim além mar, ao apostar com tanta força na mini-série Amazônia.

O pessoal da criação disponibilizou o multimídia para a gente colocar aqui. PASSE O MOUSE, PODE BRINCAR! As folhas se mexem, flores desabrocham e.... cuidado com o sapo.



A good tool is an invisible tool

A good tool is an invisible tool. By invisible, I mean that the tool does not intrude on your consciousness; you focus on the task, not the tool. Eyeglasses are a good tool -- you look at the world, not the eyeglasses. The blind man tapping the cane feels the street, not the cane.

É assim que o artista dinamarquês Mogens Jacobsen abre a tela onde fala sobre a impressionante instalação Horbar.


Horbar é uma Instalação/ambiente interativo, onde se pode explorar uma grande seleção de audio art (todos provenientes da singela coleção do Museum of Contemporary Art in Roskilde, Denmark).

A Metáfora da garrafa foi escolhida com o intuito de facilitar a interação entre os visitantes da instalação, a intenção é socializar. Parece mais uma “sacação” conceitual do artista que entende muito sobre o universo das novas interfaces de exploração de conteúdos: as invisíveis.

Foi isso que nos despertou a atenção nesse post: a sensibilidade na percepção dos diferenciais implícitos nas novas possibilidades tecnológicas. O meio que pode possibilitar um alinhamento com o fim, um meio onde a ferramenta (hardware) desaparece, torna-se invisível e “nos liberta” da máquina, trazendo a interação de volta a referenciais sócio-culturais.

6 de nov. de 2007

1 só Rio - Multimídia de Divulgação do Turismo


A Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro vem trabalhando uma imagem mais integrada do estado. No intuito de melhor explorar esse segmento, cujo Rio capital é referência internacional, o conceito da campanha é baseado num estado único, onde, tendo a cidade maravilhosa como porta bandeira, atrações das demais regiões são divulgadas, buscando maior permanência do turista no Estado, e melhor distribuição dos seus gastos.

A partir do slogan : “Só existe um lugar com tantas atrações únicas. Só existe um Rio”, a M’Baraká foi convidada a desenvolver multimídia para divulgar a campanha em feiras e congressos. O conceito visual utilizado para comunicar a unidade de tantas atrações e belezas foi uma linha colorida que passeia pelos principais pontos turísticos e referências simbólicas do Estado, como as igrejas do interior, a pescaria do litoral, o Dedo de Deus, os Arcos da Lapa, entre tantos outros. A animação, o áudio e as imagens das atrações ajudam a tornar ainda mais sedutora a idéia de umas boas férias nos roteiros do estado do Rio.

O resultado ficou bacana, e resolvemos postar aqui no blog por entendermos as interfaces multimídias digitais como excelentes formatos de comunicação de conteúdos.


Clique para ver a animação.

Créditos:


Design / Conteúdos: M’Baraká
Áudio: Manga Jingle