18 de jan. de 2008

Roda Skol – Brand Experience

Dia 20 de janeiro inaugura no Forte de Copacabana, espaço com vista panorâmica do Rio, a já divulgada Roda Skol. O evento foi patrocinado pela cerveja “que desce redondo”, como uma das ações para fortalecer sua presença em eventos. O conceito da campanha: "Ta no Rio, Tá Na Roda? Tá Redondo!", que valoriza a amizade como uma das melhores coisas da vida. Trata-se de uma grande roda gigante, aberta ao público, que será a atração principal da ação de verão da Skol (que ainda vai incluir DJ’s, projeções audiovisuais, jogos e um bar temático cheio de atividade para todos os tipos de roda de amigos!). À noite, a roda transforma-se numa grande tela com vídeo arte de qualidade em uma escala impressionante.


O evento representa bem o tipo de estratégia de marketing de relacionamento que, cada vez mais vem sendo conhecida como Brand Experience, que valoriza a percepção que indivíduos e grupos têm das marcas a partir das “experiências” que as mesmas se envolvem ou promovem. O termo “experiências”, aqui, pode ser traduzido de diferentes formas como produtos, processos, serviços, eventos, ambientes, entre outros. Por abordar a percepção humana e de grupos sociais, e tentar capta-la e traduzi-las em valores, o Brand Experience, ao contrário dos convencionais projetos de arquitetura promocional, envolve necessariamente conceitos que vão além das cartilhas tradicionais do marketing e publicidade, exigindo uma compreensão global dos valores da marca e uma abordagem multidisciplinar para traduzi-los em n formatos.


É por apostarem em ir além desses quase “arcaicos” manuais da mídia tradicional, que alguns novos escritórios de criação têm ganhado espaço no estreito e concorrido mercado publicitário. Muitos deles têm o design como principal especialidade. Mas é a partir do diálogo com outras disciplinas e através de empreendedores de “cabeça aberta”, que essas novas empresas vêm se inserindo num mercado onde o “horário nobre” e os veículos de mídia tradicional vem dando espaço à criatividade das experiências.

No hall dessas empresas está a M’Baraká, empresa responsável pelo cenário do “brand experience” do evento Roda Skol, e cujo sobrenome, “Experiências Relevantes”, instiga os leigos com relação ao negócio da empresa, mas já atrai os antenados nos diferenciais do “experience”. Pelo foco no desenvolvimento de Brand Experiences, e aliando conteúdo, estética, marketing, a empresa foi convidada pela Dream Factory, agencia / produtora idealizadora do evento para conceituar o cenário e criar lounge, bar, vídeografismos, e demais elementos do evento, a partir de muita pesquisa e imersão nos conceitos da marca e das características do evento. Daí um conceito de projeto redondo: elementos da marca, unidos à vista da cidade maravilhosa, verão, descontração dos amigos, o jeito carioca de ser.


Em parceria com a Zero 2 Arquitetura, como resultado uma cenografia que expressa a irreverência da marca: na entrada uma projeção em grande esfera com imagens provocativas; mobiliários que convidam os visitantes a interação, um bar temático com uma giga garrafa skol, que poderia estar no barracão das escolas do grupo especial, jogos nas mesas e outras sutilezas.



Para ver ao vivo, é hora de entrar na roda, e aproveitar!




Roda skol – de 20 de janeiro a 09 de Fevereiro

Forte de Copacabana – Rio de Janeiro

Informações sobre o evento em:
http://www.rodaskol.com.br/

idealização: dreamfactory
Cenografia: M'Baraká + Zero2 Arquitetura

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