16 de abr. de 2008

Animated Wallpapers: Estética Não-Estática

Nada de ambientes estáticos. Com uma idéia inspirada nos trabalhos de William Morris, até as paredes agora podem ganhar “looks” variados em poucos segundos graças ao projeto de Christopher Pearson. É o projeto Animated Wallpapers, que apresenta papéis-de-parede digitais, desenhados originalmente pelo Jeffrey and Co (em Islington, Reino Unido).

Além de propor diversas leituras poéticas, a imprevisibilidade e multiplicidade dos animated wallpapers possibilitam alterações nas relações subjetivas com o espaço. Um mesmo ambiente a transformar-se em várias ambientações.

Graças à tecnologia digital, torna-se possível oportunizar releituras para aspectos conceituais e de percepção, tanto naqueles que dizem respeito à previsibilidade de projetos de design (principalmente o de interiores), quanto aos que são remetidos às artes visuais.

Ao abrigar esta relação interativa de design, o local atrai a atenção de seus transeuntes, chamados a apreender e subjetivar as propostas artísticas-digitais renovadas a cada momento. Assim, as referências do local são transportadas: não são apenas mais inerentes somente a ele e caracterizadas por descrições “universais”), mas reapropriadas pela assimilação de quem observa os papéis-de-parede digitais.

Completamente alinhados às novas tendências contemporâneas, os animated wallpapers estão, assim, em sintonia com o nosso dia-a-dia dinâmico, modificando continuamente não só as imagens – e com elas, idéias de texturas – como também nossas sensações adquiridas com essa experiência estética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário