17 de mai. de 2011
AS HITORIAS DE JONATHAN HARRIS
Nós já falamos dele anteriormente em um post sobre projetos de web, qunado expusemos o projeto "we feel fine". O Trabalho de Jonathan vai muito além da web, ele fala sobre memórias e experiências humanas. A web é apenas uma forma de se relacionar com o sentimentos humanos e principal meio de exposição do seu trabalho.
Jonathan já foi comissionado pelo MOMA, Yahoo para desenvolver trabalhos exclusivos e segue bastante focado no desenvolviemnto de projetos autorais.
I Want you to Love Me foi o proejto desenvovlido para o MOMA, veiculado no dia dos namorados em 2008. Trata-se de uma software que busca em centanas de sites de relacionameto perfis similares de casais. A interface é linda, com na maioria dos seus trabalhos.
Jonathan Harris desenvolve projetos on-line que re-imaginam a forma como nos relacionamos com as “máquinas” e uns com os outros. Utiliza-se de ciência da computação, estatística, narrativa e design como ferramentas. Acredita que a internet esta se transformando num meta-organismo planetário e que depende de nós guiar sua evolução, moldando-a em um espaço que, de fato, tenhamos vontade de habitar – um espaço que compreenda e honre o ser humano individual e coletivo, exatamente como na vida real.
Um dos projetos pessoais que me chamou a atenção foi TODAY, onde Harris comea a tirar um foto por dia e postar numa página com o simples intuito de guardar memórias e aumentar seu repertório. Conseguiu milhares de seguidores interessados em suas imagens. Veja abaixo o Depoismento do artista sobre o projeto.
O projeto Whale Hunt é mais um registro on-line de uma aventura de Jonathan. Ele resolveu viajar ao alaska e registrar a caçada de uma baleia. O interessante é a maneira que ele expos no site THE WHALE HUNT as centenas de registros que fez durante a aventura.
As fotos são incríveis e a idéia do site é reproduzir a experência da caçada. Segundo Harris foi um exercicío de contar uma história (inusitada) de uma maneira diferente.
Assista uma palestra dele no Ted.
Seus projeto falam dos sentimentos e vontades humanas. A partir de uma lógica elementar da construção de conteúdos na WEB (a marcação de palavras chaves: Tag) e com um design simples e inteligente, Jonathan consegue criar formas inovadoras de visualização de um mesmo conteúdo. Impressiona, ver num mesmo espaço, tantos pontos de vista distintos sobre um único tema/palavra.
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
"Histórias na INternet",
"Jonathan Harris",
"Memórias na internet",
"Web ART",
"WEb ARTE",
MOMA,
Yahoo


Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito bom post! ;)
Postar um comentário