
“Sonho com uma nova era de curiosidade. Temos os meios técnicos para tanto; o desejo está aí; as coisas a serem conhecidas são infinitas; existem as pessoas que podem se empregar nesta tarefa. De que sofremos, então? De muito pouco: de canais que são muito estreitos, frágeis, quase monopolistas, insuficientes.”Michel Foucault, Le philosophe Masqué - 1980
O sonho de Foucault era a multiplicação dos canais e das possibilidades de comunicação e troca. A ausência de uma verdade definitiva, considerando que o conhecimento, a informação, a própria verdade, estão em constante mutação. Isso tem haver com a idéia de uma sociedade com maior autonomia sobre o que conhece – e o que pensa. Onde é possível selecionar, discernir, discordar debater... Descobrir. Ser, enfim, curioso na infinita tarefa da busca pelo conhecimento.
A internet, a interação em rede, nos dá ferramentas para colocar esse sonho em prática. Nunca antes o conhecimento transitou por tantas vias. Na rede, em seus milhares de nodos, o alcance é exponencial. O virtual é um ambiente de latência.
Adeptos dessa idéia, lançamos o blog da M’Baraká. Queremos trocar idéias, divulgar iniciativas, comentar o que rola por aí.... Dividir para multiplicar!
Semanalmente teremos novos posts. Comentem, divulguem, compartilhem a vontade.
3 comentários:
Muito bom seu blog. Visitarei sempre!
Se quiser, conheça o meu também:
http://testadeferro-sm.blogspot.com
Abraços
Simone Maia
Linkei seu blog no meu como um favorito.
Caso não aprove, é só dizer que retiro o link.
Bom final de semana!
Simone Maia
http://testadeferro-sm.blogspot.com
Muito bom !
Entretanto, há que se ver o "contraponto": até onde a Internet e as tecnologias virtuais-digitais também são instrumentos de manipulação e estreitamento ? (penso, por exemplo, na manipulação dentro da Internet, no Youtube, Google etc, muito fáceis de serem realizadas). Não há dúvida que está havendo uma intensificação na circulação da informação. Mas será que isso significa aumento da comunicação, do diálogo, da liberdade, enfim ?
Parabés pelo Blog.
jholland
Postar um comentário