
Um monumento para promover a paz e a tolerância cultural, capaz de conectar pessoas em escala global. Esse era o briefing do governo Francês para a comemoração do ano 2000.
A solução criada pela designer Clara Halter e pelo arquiteto Jean-Michel Wilmotte é uma estrutura de vidro, aço inoxidável e madeira, com referencias à palavra paz em 32 línguas. “Wall for Peace”, ou "Mur pour la Paix" foi livremente inspirado no muro das lamentações de Jerusalém e, esteticamente transmite o conceito de paz. Já o requisito da conexão global, é o que o torna mais interessante: através do site, qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode postar mensagens que podem aparecer na grande instalação urbana.
O briefing foi atendido e a instalação é um bom exemplo do que pode ser feito em termos de arte urbana contemporânea. O conceito do projeto foi replicado pelos criadores em São Petersburg (2003), chamado “Peace Tower”; e em Hiroshima (2005), com o nome de “The Gates of Peace” em referência aos 60 anos da bomba de hiroshima.
Que por aqui também nossos designers, artistas, produtores, governo e patrocinadores apostem em idéias mais inovadoras para que a criatividade e a arte possam ter mais liberdade de “darem as caras nas ruas”!
Nenhum comentário:
Postar um comentário